“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

domingo, 29 de julho de 2012

Umbú - Inverno de 2012

Pelotas, 22 de Julho de 2012, domingo, manhã fria de inverno, céu limpo, sol nascendo e anunciando um lindo dia, daqueles que a ansiedade bate forte quando se está dentro de casa. Me desloquei até a prowind na praia do laranjal dirigindo a "jabiraca", meu valente golzinho quadrado,carregado com equipamentos náuticos e algumas tralhas. Chegando lá fui recebido pelo Larry , um dos responsáveis pela Prowind, e fui logo dando um jeito de preparar o Hermes para uma velejada. Água , sabão e com um pouco de paciência fui limpando o barco que ficou pouco mais de 3 meses sem ir para a água. Sem a carreta de encalhe para levar o barco até a água , pois a minha havia levado para manutenção, precisei de uma emprestada. Larry, mesmo mancando e com problemas em um dos joelhos , me ajudou com muita boa vontade a colocar o barco em cima da carreta. Puxei o barco juntamente com os equipamentos até a beira da praia onde iniciei lentamente a montagem. Havia convidado para me acompanhar no Hermes o amigo Paulo Silveira que recentemente adquiriu um veleiro Holder 12 mas ainda não o colocou na água e também nunca havia velejado. Estava aguardando também o amigo Celso. O Celso chegou por volta das 10h, preparou o Mistral e foi dar uma corrida na praia para se aquecer. O Paulo tinha alguns compromissos e chegaria mais tarde. Durante a montagem alguns curiosos se aproximavam mostrando interesse pela vela e pedindo informações. O Paulo chegou e me ajudou a terminar de montar o Hermes. Antes de colocá-lo na água , minha prima Tatiane , amigo Rovani e afilhado Tiago se aproximaram. |Estavam dando um passeio rápido e decidiram olhar nossa saída.


( Foto por Tatiane Amaral Chollet)


Celso velejando no Mistral








Durante a velejada fui dando algumas instruções e noções básicas de vela para o Paulo , contaminando ele com o saudável "vírus da vela" para que logo esteja velejando com o seu Holder 12.




Alguns belos registros feitos pelo Celso.



Próximos ao canal São Gonçalo o Celso retornou pois estava com o horário limitado em função de alguns compromissos. 

 Eu e o Paulo seguimos velejando sem pressa em direção ao Umbú. Como o objetivo não era chegar rapidamente , mas sim aproveitar a velejada e o primeiro contato do Paulo com a vela, fizemos alguns bordos mais longos e alguns em orça mais folgada sem se aproximar muito do local de parada. 
Nosso Gps track pode ser visto mais abaixo.



Chegada na praia do Umbú. 


(Foto por Paulo Silveira)









Chegamos com um pouco de frio , nos abrigamos do vento, comemos um lanche e nos aquecemos no sol apreciando a beleza do local. 


Sabia que a tendência era esfriar mais e que o retorno com vento de través seria mais molhado , coloquei mais roupas e ofereci algumas para o Paulo também. 



Retorno rápido com vento de través na maior parte do tempo.  Nos afastamos bastante da praia para fugir dos bancos de areia. Passando o canal São Gonçalo pegamos vento pela alheta, nos aproximando da praia com popa raso passando o trapiche. 



Confira o vídeo da nossa velejada no link abaixo ou clicando na imagem do GPS Track:




Gps Track 

Velejada curta em uma tarde de inverno , mas bastante agradável mesmo com o frio. 

Agradeço a companhia e a parceria dos amigos. Outras velejadas virão em breve.

Abraços!

Anderson Chollet.