“Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou TV. Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu. Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor. Conhecer o frio para desfrutar o calor. E o oposto. Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto. Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz ver o mundo como o imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser. Que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos, e simplesmente ir ver”

Amyr Klink

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Sailing Umbú

Devido a problemas pessoais fiquei algumas semanas sem atualizar o site. 
Diferente do que costumo fazer , não postarei um relato completo das últimas atividades, apenas relatos mais breves ,vídeos e algumas fotos.


Domingo, dia 11 de Dezembro de 2011 a confraria caiacar se reuniu em uma remada até o Umbú, na Lagoa dos Patos. Eu convidei o Braga para ir velejando comigo até lá e encontrar a turma. Comentando com o Alberto que iria velejando , ele decidiu colocar o Holder 12 na água e curtir uma velejada também. Foi minha última navegada em 2011, para encerrar o ano. 







 A turma saiu de manhã cedo da prowind. Eu e o Braga preparamos o Hermes ( Ipanema 13) sem pressa, enquanto aguardávamos o Alberto que iniciou a velejada no arroio Pelotas. Ficamos de nos encontrar com o Alberto na barra do canal são Gonçalo. Partimos da prowind e em seguida avistamos o Alberto no canal. Entramos no canal com vento em Popa e nos aproximamos dele, em seguida orçamos e seguimos juntos no vento contra de volta a Lagoa e até o Umbú. 
Foi uma experiência muito interessante velejar ao lado de outro monotipo, além de divertido. Até o momento eu nunca havia velejado ao lado de outro veleiro. Muito bonito o comportamento do barco visto de fora , a proa cortando a água , saltando ondas, as velas cheias , o trabalho do timoneiro... até então eu só tinha a visão do meu próprio barco a partir do convés. Pedi que o Braga pegasse minha câmera e fizesse algumas fotos e vídeos. 


O vídeo pode ser visto logo abaixo ou então diretamente no Youtube através do link: 
Sailing Umbú 2011











Alberto no Holder 12


O nível da lagoa estava muito baixo, dificultando a velejada mesmo para veleiros monotipos de baixo calado. A maior parte do tempo tínhamos que velejar com a bolina levantada e o leme mais solto. Mesmo assim tivemos que enfrentar alguns bancos de areia arrastando o barco. 


Eu e o Alberto 

Alberto e Braga

Braga







Chegamos no Umbú e a turma já estava assando a carne. 


Depois de um excelente churrasco , conversa boa , um cochilo na sombra para relaxar , era hora de juntar o equipamento e retornar. 





Mais fotos e informações podem ser vistas no Blog do Alberto:



Deixo aqui meu agradecimento a todos os amigos que participaram comigo de diversas atividades durante o ano de 2011 , seja na água , remando , velejando ,nadando,  na terra, em trekkings, caminhadas, montanhismo, atividades verticais e outras que não foram postadas aqui mas que também tornaram meu ano especial, rico em boas experiências e aprendizados que fazem toda a diferença pelo que ainda está por vir. Agradeço também os que acompanharam as atividades como observadores, que mantiveram contato mesmo que a distância, que deram apoio e tornaram tudo mais viável e agradável. Muito obrigado a todos pela amizade , parceria e atenção não somente nos momentos felizes mas nos difíceis também.  
Que nesse ano que se inicia todos possamos viver novamente momentos especiais , superar todas e quaisquer dificuldades que surgirem e crescermos ainda mais com as experiências. 

Forte Abraço a todos! 

Anderson Chollet.